A inteligência artificial (IA) está saindo dos laboratórios de alta tecnologia e dos enredos de Hollywood para as mãos da população em geral. O ChatGPT, ferramenta de geração de texto, não precisa de apresentações, e os geradores de arte com IA (como Midjourney e DALL-E) estão em alta em termos de popularidade. Brincar com prompts sem pé nem cabeça e receber imagens hilárias de volta é diversão garantida a qualquer momento.
No entanto, enquanto você se diverte com geradores de arte por IA, cibercriminosos utilizam essa tecnologia para enganar pessoas com notícias falsas sensacionalistas, perfis falsos em apps de namoro e imitações maliciosas. A arte sofisticada feita com IA pode ser difícil de identificar, mas veja aqui alguns sinais de que aquela imagem pode ser duvidosa ou de que você está se envolvendo com um criminoso por trás de um perfil gerado por IA.
O que são geradores de arte com IA e deepfakes?
Para que você entenda melhor as ameaças digitais representadas por cada uma delas, veja algumas definições rápidas:
- Geradores de arte de IA: A IA generativa é normalmente o tipo específico de IA por trás dos geradores de arte. Esse tipo de IA foi treinado com bilhões de referências artísticas. Ao receber um prompt, a IA vasculha essa imensa base de dados e monta uma combinação de obras que acredita se encaixar melhor no que foi solicitado. A arte criada por IA é um tema polêmico no mundo artístico, já que nenhuma das obras geradas é, tecnicamente, original. Obtém seu produto final de vários artistas, a maioria dos quais não concedeu permissão ao programa de computador para usar suas criações.
- Deepfake: Um deepfake é uma manipulação de fotos e vídeos existentes de pessoas reais. A manipulação resultante cria uma pessoa totalmente nova a partir de uma compilação de pessoas reais, ou o sujeito original é manipulado para parecer que está fazendo algo que nunca fez.
Arte com IA e deepfake não são tecnologias encontradas na dark web. Qualquer pessoa pode baixar um app de arte com IA ou deepfake, como o FaceStealer e o Fleeceware. Por não ser considerada ilegal e contar com diversos usos inofensivos, essa tecnologia acaba sendo difícil de regulamentar.
Como as pessoas usam a arte com IA de forma prejudicial? É perfeitamente inocente usar arte com IA para criar uma foto de capa para seu perfil nas redes sociais ou para combiná-la com uma publicação de blog. No entanto, é melhor você ser transparente com seu público e incluir uma isenção de responsabilidade ou uma legenda informando que não se trata de arte original.
A arte de IA se torna prejudicial quando imagens são usadas para enganar intencionalmente outras pessoas e ganhar dinheiro com esse truque. Um golpista de namoro virtual pode usar fotos e vídeos de perfil deepfake para convencer seus alvos de que estão genuinamente procurando por amor. Revelar o rosto e a identidade reais pode expor um golpista de namoro virtual, por isso eles usam fotos de outras pessoas ou criam uma biblioteca inteira com imagens falsas feitas por deepfake.
Os propagadores de notícias falsas também podem contar com a ajuda de arte com IA ou de um deepfake para adicionar “credibilidade” às suas teorias de conspiração. Quando eles combinam suas manchetes sensacionalistas com uma foto que, à primeira vista, prova sua legitimidade, as pessoas ficam mais propensas a compartilhar e divulgar a história. As notícias falsas são prejudiciais à sociedade devido às emoções extremamente negativas que podem gerar em grandes multidões. A histeria ou indignação resultante pode levar à violência em alguns casos.
Finalmente, alguns criminosos podem usar o deepfake para enganar o mecanismo de reconhecimento facial e obter acesso a contas online confidenciais. Conseguem manipular para que pareça que alguém confiável disse algo que não disse. Experimente o McAfee Deepfake Detector para se defender de deepfakes mal-intencionados e enganosos.
Para evitar que alguém faça deepfake para entrar em suas contas, proteja-as com a autenticação multifator. Isso significa que é necessário mais de um método de identificação para abrir a conta. Esses métodos podem incluir códigos enviados por SMS, senhas, respostas a perguntas de segurança, impressão digital ou reconhecimento facial.
3 maneiras de identificar imagens falsas
Antes de começar um relacionamento online ou compartilhar uma notícia aparente nas redes sociais, analise as imagens com estas três dicas para identificar artes geradas por IA e deepfakes maliciosos.
1. Verifique o contexto ao redor da imagem
As imagens falsas geralmente não aparecem sozinhas. Sempre há um texto ou um artigo maior ao redor deles. Analise o texto quanto a erros de digitação, gramática inadequada e composição geral ruim. Os golpistas são conhecidos pela má qualidade da escrita. O texto gerado por IA é mais difícil de ser detectado porque a gramática e a ortografia geralmente estão corretas; no entanto, as frases podem parecer confusas.
2. Avalie a informação
Você acha que a imagem parece bizarra demais para ser real? Bom demais para ser verdade? Hoje em dia, o famoso “Não acredite em tudo o que lê na internet” já não basta. É preciso acrescentar: “Não acredite em tudo o que vê na internet.” Se uma notícia falsa parece verdadeira, busque a manchete em outros sites. Se for importante, você vai encontrar essa notícia em mais de um lugar.
3. Verifique se há distorções
A tecnologia de IA costuma gerar mãos com um ou dois dedos a mais, e um deepfake pode criar olhos com um olhar vazio ou sem vida. Às vezes, aparecem sombras onde não deveriam, e o tom da pele pode ficar meio estranho, desigual. Em vídeos deepfake, a voz e as expressões faciais podem não estar exatamente alinhadas, fazendo com que o sujeito pareça robótico e rígido.
Aumente sua segurança online com a McAfee
Imagens falsas são difíceis de identificar, e elas tendem a ficar cada vez mais realistas à medida que a tecnologia avança. A conscientização sobre as novas ameaças da IA pode ajudá-lo a se preparar melhor para assumir o controle da sua vida online. Há testes online que comparam a arte com IA e deepfakes com pessoas genuínas e obras de arte criadas por humanos.
Quando você tiver dez minutos livres, considere fazer um teste e reconhecer seus erros para identificar arte falsa maliciosa no futuro. Faça uma parceria com a McAfee para ter mais confiança na segurança da sua vida online.
O McAfee+ Ultimate é o serviço completo de proteção de identidade, privacidade online e dispositivos. Proteja até seis membros da sua família com o plano familiar e receba até US$ 2 milhões em cobertura para roubo de identidade.
Junte-se à McAfee para impedir qualquer ameaça que escape ao seu olhar atento.